Coelhos - Alimentação

01 outubro 2018
-
2 minutos

A alimentação dos coelhos é fundamental, devendo fornecer-se rações e água de alta qualidade, de modo a atingir os melhores resultados possíveis.

Dietas equilibradas e estáveis ao longo do ano são absolutamente essenciais para que os objectivos sejam alcançados. O coelho é um animal delicado pelo que deve ser alimentado regularmente e com alimentos corretamente conservados. Não devem ser dadas forragens verdes aos coelhos, devendo estas ser previamente secas.

No que diz respeito a coelhos reprodutores, as genéticas disponíveis no mercado actual são de alta qualidade e, juntamente com os nossos produtos, permitem muito bons resultados. Machos e fêmeas reprodutores saudáveis e equilibrados são essenciais para tirarmos o melhor partido possível de cada ninhada. Uma alimentação fornecida a pensar numa qualidade de lactação óptima, para garantir os melhores láparos ao desmame é fundamental.

Assim, é de grande importância seguir um plano alimentar rígido, que não se desvie do seguinte:

  • para coelhas e coelhos reprodutores a CUF Rações disponibiliza dois produtos que são os mais indicados. No caso de se tratar de uma pequena produção semi-industrial, estes animais devem ser alimentados principalmente com a nossa linha Coelhos 710 (alimento único), podendo esta ser suplementada com a nossa mistura Ceregal Coelhos. Já no caso de se tratar de um produtor que cria coelhos para consumo próprio aplica-se precisamente o oposto, ou seja, o alimento principal pode ser a mistura Ceregal, complementada com Coelhos 710, vendido em saquetas de 5Kg.
  • animais em recria ou em repouso devem consumir cerca de 100 a 125 gramas por dia, racionando 30 a 40 gramas diários por quilo de peso vivo.
  • machos reprodutores devem consumir entre 150 e 200 gramas por dia, racionando o alimento de acordo com o ritmo de cobrição e o estado corporal do animal (evitando engordar).
  • fêmeas gestantes devem consumir entre 150 e 200 gramas, conforme o estado corporal da coelha.
  • fêmeas em lactação com ninhada devem consumir entre 250 e 900 gramas por dia, com ração à descrição, aumentando progressivamente o alimento disponível a partir do dia do parto.

No caso dos animais para engorda, o objectivo de qualquer pessoa que cria coelhos é gastar a menor quantidade de dinheiro possível, mantendo uma produtividade alta, tanto pela dimensão das ninhadas, como pelo tamanho dos coelhos gordos. Esse objectivo só poderá ser atingido utilizando produtos nutricionais especializados e de alta qualidade. Coelhos de engorda saudáveis e alimentados com os melhores alimentos, garantem resultados excelentes.

  • coelhos em engorda devem consumir entre 100 e 200 gramas por dia, com ração à descrição, aumentando progressivamente o alimento disponível

Temos apenas um objectivo: alcançar o resultado óptimo que os nossos clientes esperam obter. Porque o sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso!

E não se esqueça de dois pontos vitais para o sucesso da sua criação de coelhos:

  • Nunca se devem deixar engordar os reprodutores uma vez que pode originar esterilidade, dificuldades de cobrição e baixa de produtividade. As fêmeas em repouso e os machos racionam-se em função do seu peso e do seu estado se saúde. Os coelhos de engorda são sempre alimentados à vontade.
  • Os coelhos bebem o dobro daquilo que comem, logo, a água deve estar sempre disponível, sendo que a sua qualidade deve ser medida pela bitola “se eu a posso beber, o animal também pode”.